quinta-feira, 28 de abril de 2011

Avaliação nutricional de quilombolas começa no Rio Grande do Sul

Por Redação Pantanal News/MDS

Comunidades quilombolas tituladas de Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul, recebem, a partir de hoje (26), as visitas dos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa, Informação e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (DataUFF). A instituição, contratada por meio de licitação pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai coletar dados da pesquisa de avaliação nutricional.

O estudo, conduzido pelo MDS, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), busca analisar o perfil nutricional de crianças menores de 5 anos e avaliar a situação socioeconômica das famílias. Além da capital gaúcha e de Canoas, outros 53 municípios brasileiros serão pesquisados. O levantamento, que será realizado em 173 comunidades quilombolas, também vai investigar o acesso dessas comunidades aos serviços, benefícios e programas governamentais.

A equipe de pesquisadores começou o trabalho de campo nacional no dia 9 deste mês. Comunidades quilombolas maranhenses, cariocas e paulistas já receberam as visitas dos pesquisadores. Agentes comunitários de saúde também ajudam a pesar e a medir as crianças.

Responsável pela coordenação do estudo, o MDS prevê entrevistar 11 mil famílias. Segundo a coordenadora da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Rovane Ritzi, todas as avaliações nas comunidades gaúchas serão feitas em apenas dois dias. “Essas comunidades são urbanas e de fácil acesso, por isso os pesquisadores coletam rapidamente os dados”, explica.

Oficinas – Antes do trabalho de campo, o MDS fez oficinas técnicas regionais com lideres comunitários. Nessas reuniões, foram apresentados os objetivos e a metodologia da pesquisa. As oficinas foram realizadas em Brasília, Belém e Santarém, no Pará, e em São Luís. Os dados do estudo serão publicados em 2012.

A Sagi é responsável pela avaliação e pelo monitoramento de políticas, programas, ações e serviços executados MDS. Essas atividades são realizadas por meio do Sistema de Avaliação e Monitoramento, que engloba a produção de indicadores para acompanhar a execução dos programas, o desenvolvimento de ferramentas para o tratamento das informações, além de estudos e pesquisas realizados em parceria com instituições públicas e privadas que avaliam a implementação e os resultados dessas ações.


http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=69657

Nenhum comentário:

Postar um comentário